Pesquisar

O diário do General Tamagnini

Em 1916, o General Tamagnini foi elogiado pelo chamado "Milagre de Tancos", onde durante os meses de Verão cerca de vinte mil homens receberam instrução militar para partirem em direcção às trincheiras europeias.

No início de 1917 o general partiu para França à frente do Corpo Expedicionário Português, e durante toda a campanha deixou as suas impressões num diário onde se revela solidário com os seus homens – gabando a capacidade de sofrimento dos soldados – enquanto critica a falta de liderança de muitos oficiais.

Ao longo dos 18 meses deixa claro que se sente um homem só, exasperado com a forma como Lisboa olha para a guerra e não cuida ou se preocupa com o futuro das tropas.

Tido por ser um “militarão”era considerado por muitos um homem severo, disciplinado e frio que nunca se envolveu, no entanto, na política.

Este “Postal da Grande Guerra” faz uma leitura do diário de campanha do homem que comandou as forças portuguesas que lutaram na Flandres.

Ficha Técnica

  • Título: Postal da Grande Guerra - O diário do General Tamagnini
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Sílvia Alves
  • Produção: RTP
  • Ano: 2017

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui