Pesquisar

O escrutínio das eleições de 1976

O ato eleitoral para a Assembleia da República, em 25 de abril de 1976, obrigou a uma organização gigantesca para a época. Após a votação, a RTP emitiu uma reportagem onde revelava os meios que foram mobilizados para este acontecimento.

Em abril de 1976 foi montada, na Fundação Gulbenkian, uma infraestrutura robusta com o objetivo de acompanhar as primeiras eleições para Assembleia da República. Foi àquele edifício que chegaram os resultados das diversas mesas espalhadas pelo país e foi também ali que se instalou a sala de imprensa onde jornalistas portugueses e estrangeiros seguiram os escrutínio passo a passo.

A estrutura montada para acompanhar as eleições era constituída por diversos ministérios e distribuía-se por vários locais, contando também com uma forte presença de militares, cuja organização e sistema de comunicações foi essencial para assegurar o normal funcionamento do ato.

Ficha Técnica

  • Título: Escrutínio para as eleições legislativas de 1976
  • Tipo: Reportagem
  • Produção: RTP
  • Ano: 1976

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.