Pesquisar

O futuro da meteorologia

As atuais previsões do estado do tempo, para três dias, estão corretas mais de 90 por cento das vezes: Mas em breve, com o surgimento de novos satélites meteorológicos, será possível fazer previsões corretas para períodos ainda mais alargados.

As primeiras previsões meteorológicas só foram possíveis graças à descoberta do telégrafo, no século XIX, que possibilitou a comunicação entre si e com outras estações terrestres ou marítimas.

A experiência acumulada ao longo dos anos e o surgimento de tecnologias mais avançadas permitiram melhorar a qualidade das previsões.

Neste momento prepara-se o lançamento de satélites de nova geração que vão melhorar ainda mais a previsão o tempo que se aproxima.

O alargamento do período e da qualidade das previsões pode ter efeitos económicos importantes. Basta referir o caso da proteção civil, que conseguirá assegurar uma melhor gestão das crises se tiver acesso a previsões climatéricas mais fiáveis.

Ficha Técnica

  • Título: Novos satélites ajudam a prever melhor o tempo
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Vasco Trigo
  • Produção: RTP/ Terra Líquida Filmes
  • Ano: 2010

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui