Pesquisar

O nemátodo do pinheiro

O nemátodo do pinheiro é um verme, quase microscópico, que invade o tronco das coníferas bloqueando os canais utilizados por estas para se alimentarem. Na Universidade de Évora tenta-se saber mais sobre um problema que atinge a floresta nacional.

A doença surgiu em 1999 na zona de Setúbal, através de madeira contaminada, possivelmente oriunda do Oriente. Trata-se de vermes muito pequenos que se introduzem nas coníferas (pinheiros, cedros, etc…) bloqueando os canais de alimentação da planta, o que acaba por a secar.

A propagação do nematodo é feita através de um inseto que, durante o processo de alimentação, o introduz no sistema de circulação da árvore. A situação em Portugal é considerada grave, tendo-se desenvolvido medidas de diversos tipos tendo em vista evitar a propagação da doença nas florestas nacionais.

Na Universidade de Évora tenta-se perceber a forma com este verme se multiplica e progride pela árvore, com o objetivo de encontrar medidas que consigam combater a doença.

Ficha Técnica

  • Título: O Nemátodo do PInheiro
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Fernanda Fernandes/ António Bragança
  • Produção: RTP
  • Ano: 2011

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.