Pesquisar

O ouro do Brasil e as Leis Pragmáticas

Com o fim do ciclo do açúcar e do tabaco, o Conde da Ericeira repõe as chamadas Leis Pragmáticas, que impediam a importação de certos produtos estrangeiros e tentavam desenvolver as manufaturas portuguesas. Mas a descoberta de ouro no Brasil viria a dar um novo impulso à economia, criando um novo período de riqueza em Portugal.

Os lanifícios, o linho e o ferro eram as indústrias mais relevantes até meados do século XVII, impulsionadas com as novas leis que deram origem as nascimento de muitas manufaturas e a um aumento das exportações daqueles produtos.

Com a descoberta do ouro no interior do Brasil, em 1680, e a posterior assinatura do Tratado de Methuen quase desapareceu o investimento na manufatura o que prejudicou o desenvolvimento industrial do país.

Por outro lado a descoberta do ouro levou as populações para o interior do Brasil, criando cidades e negócios que aceleraram a colonização do país.

Ficha Técnica

  • Título: História da Indústria em Portugal - Expansão, Império e Manufaturas
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Produção: RTP/ AEP
  • Ano: 2000

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.