Pesquisar

"O Primeiro Homem", a obra póstuma de Albert Camus

O romance derradeiro de Camus é a mais autobiográfica de todas as suas obras. Tinha-o consigo, no dia em que a morte o surpreendeu num acidente de viação. O texto foi transcrito e publicado 34 anos depois. Aqui está "O Primeiro Homem".

O Primeiro Homem chama-se Jacques Cormery e a sua história é uma retrospetiva da vida singular do escritor que aos 44 anos recebeu o Prémio Nobel da Literatura.

Albert Camus (1913-1960) volta ao começo de tudo neste romance; a chegada dos pais a Argel, a infância e a adolescência marcadas pela pobreza, a dolorosa ausência do pai que nunca conheceu e a sua condição de “francês colonial” nascido na Argélia Francesa.

Esta obra póstuma de um dos escritores maiores da literatura francesa e mundial é, para Teolinda Gersão, “um testemunho raro sobre a vida das classes sociais mais desfavorecidas” e, também por isso, leitura recorrente da escritora e professora universitária.

Ficha Técnica

  • Título: Ler +. Ler Melhor - Albert Camus
  • Tipo: Extrato de Magazine Cultural
  • Produção: Filbox produções
  • Ano: 2011

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.