Pesquisar

O primeiro telejornal da RTP no 25 de abril

O primeiro telejornal da RTP do dia da revolução começou com a leitura de um comunicado do Movimento das Forças Armadas (MFA). A emissão prosseguiu depois com música sendo interrompida, pontualmente, por blocos informativos.

Às 18.40 horas do dia 25 de abril de 1974 surgiu no ecrã da RTP o relógio que marcava o princípio do noticiário que se prolongaria até à madrugada do dia 26, altura em que foi lido em estúdio, pelo general António de Spínola, o comunicado da Junta de Salvação Nacional.

Nos primeiros minutos de emissão, Fernando Balsinha fez a introdução aos acontecimentos e Fialho Gouveia leu um comunicado do MFA em que era pedida calma à população, se anunciavam os objetivos imediatos do movimento e se solicitava a médicos e enfermeiros que se deslocassem para os hospitais.

Após este primeiro boletim informativo a emissão continuou com música clássica. Mais tarde surgiriam novos momentos informativos separados por novos momentos musicais.

Ficha Técnica

  • Título: Edição Especial Telejornal de 25 de abril de 1974
  • Tipo: Noticiário
  • Autoria: Fernando Balsinha/ Fialho Gouveia
  • Produção: RTP
  • Ano: 1974

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.