Pesquisar

O que acontece às estrelas depois de morrerem?

É a esta pergunta, e a muitas outras, que o INTEGRAL (International Gamma-Ray Astrophysics Laboratory) tenta responder, depois de os cientistas analisarem a informação que este satélite recolhe no espaço.

Depois de uma supernova, a grande explosão de uma estrela, por vezes produz-se um buraco negro. Mas o que acontece a seguir?

O INTEGRAL é uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA, do inglês European Space Agency) em cooperação com a Rússia e com os Estados Unidos. É o observatório mais sensível aos raios gama, uma das mais energéticas radiações que vem do espaço, alguma vez lançado.

As supernovas produzem raios X e raios gama e é com estes últimos que o INTEGRAL trabalha para recolher e enviar informação que permita aos cientistas perceber um pouco mais do que acontece depois da formação de um buraco negro.

Com as respostas dadas pelo INTEGRAL, a ESA avança na tarefa de colocar uma grande peça deste intrincado puzzle que é a evolução das estrelas.

Ficha Técnica

  • Título: Com Ciência
  • Tipo: Extrato de programa
  • Produção: Terra Líquida Filmes para RTP
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.