Pesquisar

O que é o voluntariado?

Fazer voluntariado é exercer um dos princípios da cidadania ajudando o próximo de forma desinteressada. Estima-se que, em Portugal, existam mais de um milhão de pessoas a realizar intervenções com este cariz.

A lei portuguesa define o voluntário como alguém que realiza um conjunto de acções de interesse social e comunitário, de forma desinteressada, sem interesses lucrativos, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço de indivíduos, de famílias e de comunidades.

A mesma legislação não considera voluntariado actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.

Em 2012 portugal tinha em média 12 por cento de voluntários – cerca de um milhão de pessoas -, e não é fácil exercer esta faceta da cidadania pois é necessário tempo, formação, compromisso, entrega e dedicação.

Ficha Técnica

  • Título: Sociedade Civil: Voluntariado
  • Tipo: Reportagem
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.