Pesquisar

O soldado Milhões conta a sua aventura à RTP

José Augusto Milhais foi um dos jovens mobilizados para a Flandres na I Guerra Mundial. Durante a batalha de La Liz ficou sozinho atrás das linhas alemãs onde, armado de vontade e uma metralhadora, conquistou a mais alta condecoração do país.

Durante a batalha de La Liz, que a 9 de abril de 1918 desbaratou o Corpo Expedicionário Português (CEP), o soldado Milhais ficou para trás para dar cobertura à sua unidade com uma metralhadora.

Perdido dos camaradas foi recuando sozinho, cercado pelas tropas alemãs, ocupando posições e disparando sempre que podia ou precisava. Pelo caminho deu apoio a grupos de soldados portugueses ou aliados, e salvou um oficial escocês de morrer afogado.

Quando, várias dias depois, conseguiu chegar junto das tropas portuguesas foi baptizado de soldado Milhões, tendo em conta a valentia que demonstrara. Esta história foi contada em 1967 na RTP a Carlos Cruz, num programa que contou ainda com a presença de um outro veterano da I Guerra Mundial, o professor Hernâni Cidade.

Ficha Técnica

  • Título: Entrevista a Augusto Milhais
  • Tipo: Extrato de Entrevista
  • Autoria: Carlos Cruz
  • Produção: RTP
  • Ano: 1967

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.