Pesquisar

O trabalho e os direitos no mundo de amanhã

A Europa nunca teve uma geração tão qualificada como a atual, mas também nunca foi tão difícil obter um emprego que harmonize essa qualificação com um salário correspondente.

A organização e os direitos do trabalho ameaçam ficar desadequados face aos desafios que o futuro reserva. Há cada vez menos postos de trabalho, e os que existem são muitas vezes precários ou ocupados por jovens que não conseguem assegurar rendimentos compatíveis com as suas qualificações.

Ao contrários das gerações anteriores deixou de ser possível pensar num emprego para a vida e as transições laborais são uma constante. Esta nova realidade desafia os trabalhadores a procurar formação constante para poderem realizar de forma mais competente as suas funções ou para encontrarem outras ocupações.

É sobre este tema que Gabriele Bischoff,  presidente do Grupo de Trabalhadores do Comité Económico e Social Europeu, fala nesta reportagem realizada para o programa Fronteiras XXI.

Ficha Técnica

  • Título: Fronteiras XXI: Direitos dos trabalhadores do futuro
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Duarte Valente/ Pedro Escoto
  • Produção: RTP
  • Ano: 2017

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.