Pesquisar

O trabalho no futuro

Milhões de postos de trabalho serão substituídos por máquinas inteligentes nos próximos anos. Por outro lado acredita-se que mais de metade das crianças de hoje irão ter empregos que ainda não existem. É a automatização a tomar conta do futuro.

A crescente automatização de tarefas está a criar um mundo laboral completamente novo, e apesar da mudança ser uma constante ao longo da história, nunca se tinha assistido a uma transformação tão vertiginosa no universo do trabalho.

As tarefas que envolvem a repetição são aquelas que mais depressa serão substituídas por autómatos, mas há trabalhos mais especializados que também poderão mudar de forma radical quando máquinas assumirem total ou parcialmente a sua realização. Entre as tarefas mais complexas que poderão ser assumidas por autómatos estão a de cirurgião.

Nesta reportagem pode ouvir os depoimentos de Joaquim Patanita e António Galamba, residentes em Moura; Pedro Oliveira, professor da Universidade Católica Portuguesa; Luís Crisóstomo da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos e Nuno Figueiredo, cirurgião da Fundação Champalimaud.

Ficha Técnica

  • Título: O trabalho no futuro
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Rita Ramos/ Carla Quirino/ Pedro Ribeiro/ Samuel Freire/ Margarida Rodrigues
  • Produção: RTP
  • Ano: 2017

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.