Pesquisar

Os sismos podem encurtar os dias

Os sismos têm importantes impactos no planeta e, os de grande amplitude, podem tornar os dias mais curtos. Tratam-se de milissegundos de diferença, mas são mudanças permanentes que com o tempo podem obrigar a ajustamentos na tecnologia que utilizamos.

O sismo do Chile, em 2010, deslocou o eixo da terra em cerca de 8 centímetros e terá também tornado o planeta um pouco mais pequeno. O terramoto ainda acelerou a rotação da terra em alguns microssegundos, encurtando a duração dos dias.

Não se trata de uma situação nova pois após o sismo da Ásia, em 2004, tinha acontecido um fenómeno semelhante, ficando os dias mais pequenos cerca de sete microssegundos. Nada disto altera o dia-a-dia da maior parte das pessoas, mas se os movimentos do planeta continuarem poderá ser necessário fazer ajustamentos tecnológicos, por exemplo, no GPS e outros equipamentos de localização semelhantes.

Ficha Técnica

  • Título: Sismo do Chile encurtou dias
  • Tipo: Reportagem
  • Produção: RTP/ Terra Líquida Filmes
  • Ano: 2010

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.