O romantismo na vila de Sintra

Amada por reis, aristocratas, artistas, escritores e poetas, Sintra é terra encantada de castelos e palácios, de paisagens luxuriantes com flores exóticas e árvores altíssimas e centenárias. Os muçulmanos chegaram primeiro a esta serra granítica, de microclima único, procurada desde então nos meses de veraneio. Os românticos encontraram aqui um refúgio e inspiração para a sua nova forma de pensar. A arquitetura e os jardins revelam este romantismo. Por tudo foi declarada Património Mundial, em 1995.

Sintra seduz ao longe. Ainda vamos a meio caminho, já uma visão suspensa nos céus nos avisa da magia que habita nestas paragens. O Palácio da Pena é a “coroa” do Monte da Lua, como é também conhecida a serra que só se deixa alcançar por uma estradinha estreita e sinuosa.

“Ao volante do Chrevolet pela estrada de Sintra”, de Álvaro de Campos
Veja Também

“Ao volante do Chrevolet pela estrada de Sintra”, de Álvaro de Campos

Envolvidos no silêncio e frescura da mata densa, eis que finalmente alcançamos esse monumento, construído a partir do sonho de um rei. D. Fernando II misturou gostos e estilos e fez de um convento em ruínas um palácio invulgar, obra do romantismo única no mundo. Nos jardins, impera também o ecletismo ornamentado com mais de duas mil espécies vindas de todos os continentes.

Mas quantos mais monumentos têm aqui paragem obrigatória? Castelo dos Mouros, Quinta da Regaleira, Palácio da Vila, Seteais. Todavia não podemos ignorar as arquiteturas das sumptuosas quintas mandadas construir por nobres e burgueses que se apaixonaram por este horizonte feito de verde e pelos ares puros da serra.

Arquitetura romântica no Palácio de Monserrate
Veja Também

Arquitetura romântica no Palácio de Monserrate

Esta terra que já foi de druidas, de monges e eremitas, de reis e príncipes, de escritores que, como Eça de Queirós e Lord Byron, aqui procuraram inspiração, tem o centro histórico classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, na categoria “Paisagem Cultural” (1995). Monterroso Teixeira, historiador de arte, conduz-nos numa viagem pelos monumentos mais importantes.

Jerónimos, a epopeia da pedra
Veja Também

Jerónimos, a epopeia da pedra

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Património Mundial Português
  • Tipologia: Documentário
  • Produção: Filma e Vê e RTP2
  • Ano: 2009