Pesquisar

Pedir ajuda nos casos de Violência Doméstica

As vítimas de violência doméstica podem recorrer a linhas de apoio ou aconselhamento. Também podem solicitar proteção do agressor, uma medida que implica a saída de casa para centros de ajuda enquanto a justiça atua. Conheça como funciona o processo.

As linhas de apoio são, muitas vezes, o primeiro local onde as vítimas de agressão procuram aconselhamento ou ajuda. Nessas linhas encontram-se técnicos prontos a ouvir, recomendar soluções ou fazer o reencaminhamento das diversas situações para os locais próprios.

Quando as vítimas tomam a decisão de se afastar dos agressores existem instituições de suporte que permitem retirá-las das residências habituais e protegê-las até que as questões legais e sociais fiquem resolvidas.

Nesta reportagem pode conhecer melhor o caso de uma mulher que era alvo de agressões, mas também a forma como as linhas de ajuda funcionam, os modelos de intervenção das autoridades, e a forma como atuam entidades públicas ou privadas envolvidas na resolução deste tipo de situações.

Ficha Técnica

  • Título: Violência Doméstica: Preciso de Ajuda
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Filipe Pinto
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.