Pesquisar

Pegadas de dinossauro em praias do Algarve

São dezenas de pegadas de dinossauro que podem ser encontradas nas rochas das praias da Salema e Santa no Algarve. É possível fazer visitas guiadas com a ajuda de paleontólogos.

Foram descobertas há cerca de 20 anos e nas rochas encontram-se pegadas de carnívoros e herbívoros, todos bípedes, do período do Cretáceo Inferior, com cerca de 140 milhões de anos.

Na praia de Salema encontram-se dois conjuntos de pegadas. Um deles tem sete pegadas com três dedos (tridáctilas) que pertenceram pelo menos a três indíviduos distintos. Noutro ponto da praia há oito pegadas, também com três dedos, que terão pertencido a um ornitópode, um dinossauro herbívoro.

Ainda na Praia da Salema vale a pena reparar nas formações rochosas que apresentam vestígios de galerias escavadas por artrópodes, seres invertebrados que percorriam os fundos marinhos.

As pegadas da praia Santa não são de fácil acesso, mas os especialistas consideram que são as mais bem preservadas e também foram deixadas por um herbívoro bípede.

Ficha Técnica

  • Título: Pegadas de dinossauro na Praia da Salema
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Duarte Baltazar
  • Produção: RTP
  • Ano: 2017

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.