Pesquisar

Porque é que às vezes fico enjoado quando ando de carro?

Já todos passámos por isto. Quer estejamos sem fazer nada, a ler, ou a jogar num tablet ou telemóvel, de vez em quando, ficamos muito enjoados a andar de carro. A isto chamamos cinetose.

O nosso cérebro, ao perceber que o corpo está parado e ao mesmo tempo a deslocar-se com o carro, pensa que está a ser envenenado.

Como? Eu explico.

Isto acontece porque os nossos olhos e o nosso ouvido interno estão a enviar sinais diferentes ao cérebro.

O ouvido interno ajuda-nos a equilibrar. São pequeninos pêlos no interior do ouvido que detectam o movimento de um líquido que está lá dentro que nos ajuda a equilibrar.

Se nos inclinarmos, o líquido mexe-se e envia sinais para o cérebro, que tenta perceber o que se está a passar de estonteante.

O que acontece é que os teus olhos vêem que tudo está aparentemente parado dentro do carro, mas os teus ouvidos sentem que o carro está em movimento.

Para o cérebro, este mal-entendido significa que provavelmente ingeriste alguma neurotoxina, ou seja que te deixaste envenenar. E como é que o cérebro defende o organismo? Provocando os enjoos e, no limite, o vómito.

“Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia” é um conteúdo do Pavilhão do Conhecimento para a  rádio zigzag.

Ficha Técnica

  • Título: Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
  • Tipo: Infantil
  • Autoria: Rádio Zig Zag / Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
  • Ano: 2016

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.