Pesquisar

Porque é que bocejamos?

Antes, pensava-se que tinha a ver com a necessidade de levar mais oxigénio para os pulmões de maneira a sentirmo-nos menos cansados. Mas...

Estudos recentes afirmam que bocejamos para arrefecer o nosso cérebro. Tal como um computador, este funciona melhor a uma certa temperatura para não aquecer demasiado. Mas será que o nosso cérebro é assim tão encalorado?

A verdade é que estar cansado e não dormir o suficiente, aumenta a temperatura do cérebro, o que explica porque bocejas tanto quando brincas até demasiado tarde.

E já reparaste que quando vês alguém a bocejar, também te apetece bocejar? E é mais provável bocejares quando vês alguém de quem gostas fazê-lo.

Isso acontece porque o bocejo é contagiante. É tudo uma questão de empatia, que é a capacidade de entendermos e partilharmos os sentimentos dos outros.

Mas na verdade, bocejar não é só para humanos. Todos os animais vertebrados, incluindo peixes e pássaros, bocejam.

Pronto, agora chega, vai brincar antes que comeces a bocejar.

“Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia” é um conteúdo do Pavilhão do Conhecimento para a  rádio zigzag.

Ficha Técnica

  • Título: Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
  • Tipo: Infantil
  • Autoria: Rádio Zig Zag / Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
  • Ano: 2016

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.