Pesquisar

Porque é que tenho de lavar as mãos com sabonete?

Imagina que estás a andar de bicicleta e a corrente salta. Tentas pô-la no lugar e ficas com as mãos cheinhas de óleo. Se te lavares só com água não vais resolver grande coisa, certo A resposta está nas moléculas.

A gordura é formada por moléculas de gordura, as que sujam as tuas mãos. A água é formada por moléculas de água. As que tentam lavar as tuas mãos.

Para teu azar, as moléculas de água e as moléculas de gordura detestam-se. A água desliza por cima da gordura sem se misturar e as tuas mãos continuam igualmente sujas.

Por sorte, existe o sabão ou o sabonete. Também eles constituídos por moléculas. Neste caso, elas parecem pequeninos alfinetes. A cabeça adora água e a cauda pela-se por gordura.

Quando lavas as mãos gordurosas com sabão, a cauda das moléculas de sabão agarra-se às moléculas de gordura. E, por outro lado, as moléculas de água agarram-se à cabeça das moléculas de sabão. Assim, se vão formando cadeias de moléculas. (água-sabão-gordura) que vão todas contentes de mão dada pelo ralo do lavatório abaixo.

Por isso brinca à vontade que não há sujidade que a química não resolva.

“Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia” é um conteúdo do Pavilhão do Conhecimento para a  rádio zigzag.

Ficha Técnica

  • Título: Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
  • Tipo: Infantil
  • Autoria: Rádio Zig Zag / Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
  • Ano: 2016

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.