Pesquisar

Porque temos umbigo?

Todos os seres vivos que crescem dentro das suas mães têm um umbigo. Por isso não são só os humanos que os têm, muitos outros animais também.

Mas como é que ficamos com estes buraquinhos engraçados nas nossas barrigas?

Antes de nasceres, quando ainda estavas em formação no interior da tua mamã, flutuavas num líquido sem poder respirar nem comer comida por ti próprio.

É por isso que todos os bebés precisam daquilo a que chamamos cordão umbilical. Um tubo flexível que transporta oxigénio e nutrientes da mãe para o bebé.

Durante 9 meses, tudo o que a mãe come e bebe é partilhado através desse cordão.

A partir do momento em que nascem, os bebés já não precisam do cordão umbilical, porque passam a conseguir respirar e comer, ainda que, no segundo caso, com muita ajuda dos pais.

Por isso, durante o parto, o cordão umbilical é cortado pelos médicos.

O umbigo é assim uma espécie de cicatriz que marca o sítio pelo qual estavas ligado à tua mamã quando ainda vivias dentro dela. Por isso sempre que estiveres a tomar banho e reparares no teu umbigo, faz-lhe uma festinha. É como se estivesses a fazer uma festinha à tua mãe.

“Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia” é um conteúdo do Pavilhão do Conhecimento para a  rádio zigzag.

Ficha Técnica

  • Título: Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
  • Tipo: Infantil
  • Autoria: Rádio Zig Zag / Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.