Pesquisar

Portugal e Espanha nos descobrimentos portugueses

Em 1494 Portugal e Espanha dividem o mundo em duas partes no tratado de Tordesilhas. António Ferronha analisa o impacto desse tratado, sublinhando que "portugueses e espanhóis inauguraram o discurso de divisão do mundo por duas grandes potências".

Os descobrimentos portugueses resultaram de viagens de exploração por mar entre 1415 e 1543 . Esta ideia de expansão era movida pela procura de novas rotas do comercio no Mediterrâneo, e pela reconquista de terras perdidas para os árabes, durante as invasões da península Ibérica.

Em 1494 Portugal e Espanha assinaram o tratado de Tordesilhas que definia uma linha imaginária a 370 léguas de Cabo Verde. Esta linha tinha o propósito de resolver  os conflitos territoriais entre Portugal e Espanha, no que concerne às terras descobertas  no final do século xv. As terras a oeste deste meridiano ficavam para Espanha e a este pertenceriam a Portugal.

Portugal e os Portugueses é um programa de rádio, emitido pela RTP Internacional em 1998, da autoria do historiador António Ferronha.

Ficha Técnica

  • Título: Portugal e Espanha nos Descobrimentos Marítimos
  • Tipo: História
  • Autoria: António Ferronha
  • Produção: RDP Internacional
  • Ano: 1998

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.