Pesquisar

Escola profissional vence Prémio Europeu para jovens cientistas

Alunos da Escola Profissional de Rio Maior conquistaram Prémio de Originalidade na 25ª Final Europeia para jovens cientistas com a apresentação de uma caixa de medicamentos “inteligente".

O projeto é dos alunos de técnicas auxiliares de saúde e de eletrónica da Escola Profissional de Rio Maior que criaram a Smartkit, uma caixa de comprimidos inteligente programável tanto localmente como através de computador ou telemóvel.

Este equipamento foi pensado para quem utiliza a polimedicação, doentes que que são obrigadas a tomar medicação diversa ao longo do dia.

Desenhada a pensar em Idosos e pessoas com problemas de mobilidade esta caixa permite programar a saída dos diversos comprimidos nas horas certas. Essa programação pode ser feita tanto pelo utilizador como pelo cuidador.

A caixa teve tanto sucesso que o próximo passo era torna-la comerciável.

Na reportagem podemos ouvir declarações dos alunos Anabela Figueiredo, Maria João Maia, Professoras, de Soraia Gaspar, Jéssica Santos, Jéssica Marques, Eusébio Almeida; do professor Cristovão Oliveira e de Luciano Vitorino, Diretor Escola Profissional Rio Maior.

Ficha Técnica

  • Título: Escola Profissional de Rio Maior Conquista Prémio Europeu
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Anabela Santos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2013

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.