Pesquisar

Publicação da Origem das Espécies, por Charles Darwin

Sobre a Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida foi a mais importante obra de Charles Darwin, que pela primeira vez expôs de forma clara a teoria da evolução, segundo a qual as espécies evoluem ao longo do tempo através de um processo de seleção natural.

Não era inteira novidade, pois já anteriormente haviam surgido, no seio da comunidade científica, propostas de explicação para a diversidade de organismos e espécies baseadas na evolução. A importância do livro decorre do facto de ser uma obra escrita para o público em geral, de expor de forma global a teoria da evolução, assente em provas e dados científicos recolhidos pelo próprio autor e, naturalmente, pelo prestígio que Darwin já possuía nessa altura.

 

  • Quem era Charles Darwin?

Foi um cientista, um naturalista britânico, que desde cedo se sentiu intrigado pela diversidade das espécies na natureza e que procurou estudar e explicar. Insatisfeito pelas teorias explicativas correntes na altura, em Cambridge, e para obter dados mais alargados sobre a diversidade das espécies, fez uma viagem à volta do mundo, no navio Beagle, entre 1831 e 1836, fazendo observações, recolhendo dados, tomando notas e estudando animais, plantas e rochas. Foram os dados e provas recolhidos na viagem que lhe permitiram, mais tarde, sustentar a sua teoria da evolução, cujo grande passo foi precisamente a publicação da Origem das Espécies.

 

  • Que impacto teve a obra?

O livro conheceu ampla divulgação e lançou as bases do debate científico sobre a evolução da vida na Terra. A primeira edição, que saiu a 24 de novembro de 1859, esgotou de imediato. Houve controvérsias, respostas e análises, tanto por parte de outros cientistas como de autoridades religiosas. A premissa que mais polémica suscitou foi a de que a evolução das espécies foi feita por um processo de seleção natural, assente na competição e na luta pela sobrevivência. Esta premissa foi considerada por muitos como imoral porque colidia com as ideias de evolução harmoniosa da natureza.

Mais tarde, Darwin veio a estender os princípios defendidos no livro à espécie humana, também sujeita, portanto, a um processo de evolução e possuindo um antepassado comum com outros primatas. Hoje a teoria de Darwin é aceite, nos seus fundamentos essenciais, como válida pela comunidade científica, e o evolucionismo é a teoria científica por excelência que explica a diversidade das espécies na natureza e, também, o passado do Homem.

Ficha Técnica

  • Título: Os Dias da História - Publicação da Origem das Espécies, por Charles Darwin
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Paulo Sousa Pinto
  • Produção: Antena 2
  • Ano: 2016

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui