Pesquisar

Quem é Eurico, o Presbítero?

O primeiro super-herói da literatura portuguesa foi criado por Alexandre Herculano em 1843. Eurico é um modelo de valores e virtudes que o autor quer restaurar no Portugal do século XIX. Padre e soldado que se sacrifica pela pátria, pela fé e por amor.

O tempo é de decadência e corrupção e Alexandre Herculano, à semelhança do que faziam na época os românticos, volta-se para a Idade Média para recuperar os valores que entendia deverem refundar Portugal, saído das invasões francesas e divido numa sangrenta guerra civil. Conhecedor profundo da História, cria uma lenda épica fazendo de um soldado o primeiro super-herói da literatura portuguesa,

A história de Eurico causa grande impacto junto do público. Muitas crianças nascidas nessa altura são batizadas com o nome do cavaleiro, “capaz de vencer um exército sózinho”. Impedido de desposar Hermengarda, o soldado retira-se do mundo e abraça o sacerdócio numa paróquia humilde onde medita sobre a pátria e pressente que Deus vai enviar “contra o povo criminoso um anjo de extermínio”. Os árabes aproximam-se e Eurico, vestido de negro para esconder a sua identidade, vai “semear a morte” no campo de batalha, quando descobre que a mulher amada estava prisioneira dos invasores. Sozinho consegue libertá-la mas, ao perceber que não é capaz de violar os votos celibatários por amor, decide lutar até ao fim.

Neste excerto da série “Grandes Livros”, descobrimos que Eurico, o Presbítero, é afinal o alter ego do autor, Alexandre Herculano.

 

Ficha Técnica

  • Título: Grandes Livros - "Euríco, o Presbítero", de Alexandre Herculano
  • Tipo: Extrato de Documentário
  • Produção: Companhia de Ideias
  • Ano: 2010

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.