Pesquisar

Recriação da terceira Invasão Francesa

Os primeiros confrontos da 3ª Invasão Francesa aconteceram em Almeida, prosseguindo depois no Buçaco e nas Linhas de Torres. Em 2005, em Almeida, realizou-se uma das primeiras grandes reconstituições deste período no nosso país.

Vários grupos portugueses e estrangeiros estiveram envolvidos, em 2005, na reconstituição da terceira invasão francesa, que teve lugar em 1810.

O marechal francês Massena entrou em Portugal, pela zona de Almeida, com cerca de 65 mil homens. Pela frente tinha o General Wellington com um número de tropas equivalente.

Os primeiros confrontos a tiveram lugar em Almeida, com a fortaleza a ficar destroçada devido à explosão de um paiol de pólvora.

Os franceses avançaram depois até ao Buçaco onde sofreram a primeira derrota. Apesar das elevadas baixas continuaram até às Linhas de Torres onde foram detidos pelas defesas guarnecidas por tropas britânicas e portuguesas.

A terceira invasão perdeu o ímpeto e meses depois as tropas de Massena abandonaram o país.

Ficha Técnica

  • Título: Reconstituição histórica das Invasões Francesas
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: José Esteves
  • Produção: RTP
  • Ano: 2005

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui