Pesquisar

Redescobrir as Linhas de Torres

As Linhas de Torres ficaram no esquecimento durante quase duas centenas de anos, mas há quem defenda que devem ser recuperadas para poderem ser visitadas pelo público.

Milhares de pessoas colaboraram na construção das Linhas de Torres, erguidas por ordem do Duque de Wellington em Outubro de 1809 com o objetivo de deter uma terceira invasão francesa que se adivinhava. Tentava-se evitar que as forças napoleónicas chegassem a Lisboa.

As primeiras tropas francesas avistaram as linhas em 11 de Outubro de 1810 e Massena percebeu que seria impossível ultrapassar este obstáculo sem reforços. Apesar de pedidos estes nunca chegaram.

As dezenas de fortes e fortins caíram depois no esquecimento, mas há que esteja interessado em recuperar estes espaços com o objetivo de os tornar acessíveis ao público.

Nesta reportagem são entrevistados Rui Coelho, Arqueólogo do Grupo S. João dos Montes e João Carvalho, Vereador Câmara Municipal de Vila Franca Xira.

Ficha Técnica

  • Título: Linhas de Torres
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Ana Luísa Rodrigues
  • Produção: RTP
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui