Pesquisar

Regras de aplicação do hífen: verbo haver e outros casos

A estrutura do verbo haver + preposição "de" sofreu alterações com a reforma do Acordo Ortográfico de 1990. A partir de agora, as formas monossilábicas do presente do indicativo deste verbo, ficaram sem hífen - hei de, hás de, há de. hão de. Mas outros casos há em que o traço de união permaneceu, por exemplo nas palavras derivadas cujo prefixo termina em b, d, n, como sub-reptício. Seguem-se as explicações no programa "De acordo com o Acordo".

Com o objetivo de ajudar a escrever segundo a nova grafia determinada pelo Acordo Ortográfico, este programa do jornalista José Mário Costa esclarece de forma simples algumas alterações introduzidas na Língua Portuguesa que, neste momento, conta já com mais de 200 milhões de falantes.

“De acordo com o Acordo” explica as mudanças no uso do hífen, na eliminação de consoantes, no emprego de maiúsculas e minúsculas e na acentuação gráfica. Porque esta novas regras não são nenhum quebra-cabeças, vê aqui as explicações.

Ficha Técnica

  • Título: De acordo com o acordo
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Autoria: José Mário Costa
  • Produção: RTP

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui