Pesquisar

Retratos da emigração portuguesa em França

Entre os finais dos anos 50 e o princípio dos 70, cerca de um milhão de portugueses emigrou para França. Muitos instalam-se em bairros de lata que rodeavam Paris, conhecidos com Bidonville. O fotógrafo Jean Bloncourt fez o registo das suas vidas.

O fotógrafo começou por recolher imagens para jornais e revistas francesas, mas apaixonou-se pela dignidade dos portugueses e acabou a retratar o seu modo de vida e as condições dramáticas do seu dia-a-dia.

Desta vaga de emigrantes resultaram sérios problemas sociais que levaram à estigmatização dos novos residentes. Muitos tinham partido de Portugal de forma ilegal e era também ilegalmente que trabalhavam em França, situação que os tornou vítimas de vários tipos de descriminação.

As fotografias de Bloncourt  têm sido alvo de estudo por parte de académicos, e tema de livros e de exposições em Portugal e França. A RTP acompanhou a abertura de uma dessas mostras, conversou com o fotógrafo e com uma das pessoas retratadas.

Ficha Técnica

  • Título: Exposição de fotografia Por Uma Vida Melhor
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Daniela Alves
  • Produção: RTP
  • Ano: 2015

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui