Pesquisar

Revolução dos Cravos alterou a indústria da publicidade

O 25 de Abril provocou uma quebra na publicidade. Várias empresas foram nacionalizadas e os anúncios ficaram associados à ideia de capitalismo. Mas a publicidade sobreviveu.

Antes da revolução do 25 de Abril a publicidade era o reflexo do país e da sua inocência. Os anúncios refletiam mensagens politicamente corretas e os estereótipos sociais como a mulher na cozinha ou a tratar das crianças. Todos os produtos, mesmo bebidas alcoólicas ou cigarros, podiam ser servidos na televisão ou nos jornais.

O impacto da revolução relegou de forma imediata a publicidade para um segundo plano, mas esta renasceu com novas mensagens e cor.

Hoje o mundo da publicidade voltou a mudar com o aparecimento da internet…

Ficha Técnica

  • Título: Revolução dos Cravos alterou a indústria da publicidade
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Marta Jorge/ Carlos Oliveira/ Paulo Nunes/ Teresa Fernandes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui