Pesquisar

"São Paulo", de Teixeira de Pascoaes

Teixeira de Pascoaes deixou uma vasta obra literária, na qual encontramos várias biografias romanceadas. É o caso da biografia de São Paulo, uma descrição do percurso místico do apóstolo, e que conheceu grande sucesso internacional.

Nascido em Amarante em 1877, oriundo de uma família abastada, Teixeira de Pascoaes dedicou-se inteiramente à escrita e à vida cultural após uma carreira judicial que pouco o motivava e que não durou sequer uma década. Esta mudança ocorreu num período de grandes alterações políticas em Portugal, com o fim da monarquia e a revolução de 1910, data em que autor viria a lançar a revista Águia, publicação que suportava os ideais do movimento Renascença Portuguesa.

Pretendia este movimento dar um enquadramento cultural à revolução republicana, com uma tónica especial nas ideias nacionalistas, como fator potenciador da mudança. Estas ideias viriam a resultar numa teoria do saudosismo, cujo mentor foi o próprio Teixeira de Pascoaes, que entendia ser esta característica – a saudade – o principal traço da alma portuguesa.

Para além de inúmeras obras de poesia, o autor romanceou as biografias de várias personalidades históricas, como Camilo Castelo Branco, Napoleão, Santo Agostinho, São Jerónimo e o aqui tratado São Paulo, em episódio da série Grandes Livros.

Ficha Técnica

  • Título: Grandes Livros
  • Tipo: Documentário
  • Produção: Companhia das Ideias
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.