Pesquisar

Sons de abril: Gainsbourg e Birkin escandalosos

Sons de abril: Gainsbourg e Birkin escandalosos

No verão de 1969, para quem percebia francês, canções de Serge Gainsbourg como 'Je t'aime moi non plus' eram explícitas. Sem surpresa, filme e disco foram proibidos em Portugal. Nessa altura, cenas que tivessem qualquer rasgo de nudez eram censuradas.

A linha estrutural do programa ‘Sons de Abril’ é usar os sons como suporte da memória, numa viagem temporal à História recente de Portugal. O som não nos dá uma imagem diferente da que temos desse passado mas certamente mais próxima, mais de quotidiano, mais coloquial e de maior detalhe.

Esta rubrica da Antena 1 leva-nos desde 1973 a Julho de 1976, num percurso que vai dos discursos-aula de Marcello Caetano às intervenções sincopadas dos presidentes militares; do Festival da Canção à canção de intervenção; dos pregões típicos para turista ouvir à algazarra dos vendedores ambulantes. A maior mobilidade das equipas de rádio, o maior à vontade das pessoas diante dos microfones e o grande envolvimento político das rádios no período pós-25 de Abril levam a que os sons nos levem até àquele momento, àquela pessoa, àquele facto.

Rogério Gomes, Ensina RTP

Ficha Técnica

  • Título: Sons de Abril
  • Tipo: Rubrica de Rádio
  • Autoria: Helena Matos e Iolanda Ferreira
  • Produção: Antena 1
  • Ano: 2014

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.