A tartaruga comum ou tartaruga-boba

A tartaruga-boba, também conhecida como tartaruga comum, percorre todos os oceanos e encontra-se com frequência na costa portuguesa, sendo normal descobrir animais juvenis nas águas da Madeira e dos Açores.

O facto de serem quentes e possuírem grandes quantidades de alimento transforma as águas da Madeira e dos Açores num ponto de atração para os animais até aos dez anos desta espécie de tartaruga.

O seu nome científico é “Caretta Caretta”, pesam cerca de 20 gramas quando nascem mas adultas podem ultrapassar os 200 quilos. São conhecidas por fazerem longas viagens através dos oceanos, realizando mergulhos que podem chegar aos cem metros de profundidade, mantendo-se submersas durante perto de 30 minutos.

Por volta dos 20 anos estes animais chegam à maturidade e regressam às praias onde nasceram para acasalar e colocar ovos. As Caraíbas, Cabo Verde e a Mauritânia são locais no Atlântico onde habitualmente constroem ninhos.

As fêmeas podem colocar mais de cem ovos numa postura. Normalmente fazem três ou quatro posturas num mesmo ano, espaçadas por algumas semanas, e depois estão até três anos sem voltar fazer ninho.

Alimentam-se essencialmente de outros animais, nomeadamente moluscos, caranguejos, medusas, anêmonas e até peixes.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Portugal Selvagem - A concha voadora
  • Tipologia: Excerto de documentário
  • Produção: Transglobo para a RTP
  • Ano: 2010