Pesquisar

Cágados autóctones ameaçados por tartarugas exóticas

As duas espécies de cágado nativas do nosso país, estão a ser ameaçadas por tartarugas exóticas de água doce, compradas em lojas, enquanto bebés, e depois abandonadas no meio ambiente.

O “Cágado de Carapaça Estreada” e o “Cágado Mediterrânico” são espécies autóctones portuguesas que estão em risco de extinção devido ao surgimento, cada vez em maior número, de outras espécies de tartarugas não naturais dos nossos habitats.

São nomeadamente animais oriundos do continente americano, vendidos em lojas de animais e que depois entram em competição com as espécies existentes. Por acidente ou – na maior parte dos casos – pelo facto de terem sido abandonados, esses animais povoam os mesmos lagos e rios que os animais autóctones. Ali consomem os mesmos alimentos, são mais agressivos e reproduzem-se mais rapidamente que os nativos.

Só recentemente se começou a perceber o perigo que eles representam para as espécies de cágados existentes e também para outros elementos do meio ambiente, como peixes e vegetais.

Nos últimos anos tem sido feito um esforço para retirar estes animais do meio natural, mas teme-se que estes já se estejam a reproduzir normalmente, e que o esforço seja muito reduzido face ao perigo que estas espécies exóticas representam.

Ficha Técnica

  • Título: Vida Animal
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Luis Henrique Pereira
  • Produção: RTP
  • Ano: 2013

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui