Pesquisar

Tosse e espirros? Diz não ao contágio!

Lavar as mãos com frequência, usar toalhetes em caso de gripe e tossir para um lenço de papel ou para o braço em vez de utilizar a mão são algumas das boas práticas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que reuniu aqui vários conselhos sobre etiqueta respiratória.

Com medidas simples pretende-se, sobretudo, evitar o contágio, seja de uma gripe ou de uma simples constipação. Por isso, nada mais fácil que tomar certos cuidados que muitas vezes, por distração, nos esquecemos, mas que nada custam a levar a cabo.

Quando espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o braço. Lenço de papel que deve ir imediatamente para o lixo e não regressar ao bolso ou ficar em contacto com o que quer que seja. E, logo depois, lavar as mãos.

Uma acção que não significa apenas passá-las por água. Cubra e esfregue todas as partes das mãos com sabão ou qualquer outro produto eficaz e depois limpe-as com algo descartável. Não se esqueça de limpar a torneira. Pode ser uma fonte de contaminação.

Se os sintomas forem mais fortes – indicadores de gripe – , guarde distância das outras pessoas. Pelo menos um metro. Dentro ou fora de edifícios. E deixe para outras ocasiões os beijos, os abraços e os apertos de mão.

As melhoras!

 

 

 

 

  • Temas: Cidadania, Saúde
  • Ensino: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Ensino Secundário

Ficha Técnica

  • Título: Evitar o contágio de gripes e constipações
  • Tipo: Vídeo institucional
  • Produção: Direcção Geral de Saúde

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui