Pesquisar

Trinta anos de viagens com os "Space Shuttle"

"Space Shuttle" foi o nome genérico de um veículo espacial utilizado pela NASA na exploração espacial, entre 1981 e 2011. A vantagem desta nave, em relação às anteriores, era a possibilidade de ser reutilizada em novas missões. Foram construídas cinco.

A missão inaugural dos “vaivém” foi protagonizada pela nave “Columbia” em 12 de Abril de 1981. Nas três décadas que se seguiram a frota de “Space-Shuttle’s” – na qual se contavam também a Challenger, a Discovery, a Atlantis e a Endeavour – executou um total de 135 missões no espaço,  viagens em que se realizaram experiências, reparações de satélites, construção e abastecimento da Estação Espacial Internacional.

As missões ficaram marcadas por dois acidentes graves que mataram 14 tripulantes e destruíram as naves Challenger e Columbia, respetivamente em 1986 e em 2003. A última missão deste programa aconteceu em 21 de Julho de 2011, dia em que a Atlantis aterrou no Kennedy Space Center, na Florida.

Ficha Técnica

  • Título: O adeus ao Space Shuttle
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Fernanda Fernandes
  • Produção: RTP/ Terra Líquida Filmes
  • Ano: 2011

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui