Pesquisar

Tubarão-corre-costa, o polícia marinho

O nome científico do tubarão corre-costa é Carcharhinus plumbeus. Pertence ao grupo dos tubarões, raias e quimeras, e à classe dos peixes. O seu tamanho varia entre os 201 e os 400 centímetros. Conheçamos um pouco mais deste activo polícia dos mares.

Este tubarão costeiro, que prefere profundidades baixas, apesar de poder ir até aos 280 metros, deve o seu nome à patrulha constante e incansável, sem parar, que faz do fundo de baías, enseadas e foz de rios.

O seu crescimento e reprodução são particularmente lentos, uma vez que as fêmeas só se reproduzem a partir dos 16 anos e depois de um longo período de gestação que dura um ano. Geralmente, dão à luz um número reduzido de juvenis, que varia entre os oito e os doze. Isto redunda numa vulnerabilidade grande face à pesca intensiva de que tem sido alvo nos últimos anos.

O tubarão-corre-costa identifica-se facilmente pela 1ª barbatana dorsal, triangular e invulgarmente grande. É uma das espécies que pode ser observada no Oceanário de Lisboa.

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera
  • Tipo: Extrato de programa
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.