Pesquisar

"Um Amor Feliz", de David Mourão-Ferreira

Este é romance único de uma vida dedicada às letras. David Mourão-Ferreira tinha 59 anos quando publicou "Um Amor Feliz", que veio a ser um best-seller premiado. A construção de uma personagem passou pelo atelier de Francisco Simões.

David Mourão-Ferreira acabara de escrever “Um Amor Feliz” quando o mostrou, ainda em páginas datilografadas, ao escultor Francisco Simões. O atelier do amigo, de onde recolhera informações técnicas, fazia parte da história como um espaço de isolamento e proteção do mundo exterior de uma das personagens centrais.

O romance é construído em volta de dois homens, com um percurso de vida semelhante, gostos comuns e uma estreita cumplicidade. Fernão e David, diferentes e iguais, duplos um do outro, como se de um estranho jogo de espelhos se tratasse. Fernão, escultor de 55 anos, é protagonista e ao mesmo tempo narrador da história; David, professor de literatura, crítico literário, compositor de letras de alguns fados de Amália, o autor. Ficção e realidade misturam-se, na busca de um ideal feminino, na ilusão de um amor feliz.

Um dia depois de ter terminado o romance, escrevia assim Mourão-Ferreira: “Um Amor Feliz: um cântico de amor e de paixão erótica; uma sátira política a certa nova sociedade portuguesa; um romance do romance em que se vêem acareados o narrador e o autor; um ajuste de contas comigo mesmo.”

Autor de uma obra em que configuram todos os géneros literários, David Mourão-Ferreira é conhecido sobretudo como “o poeta do amor e dos sentidos“. Mas é este seu romance, único em mais de 50 anos passados a escrever, que ficou o livro da vida de Francisco Simões: escultor e autor, unidos numa amizade duplicada, entre a vida real e a ficção.

 

Ficha Técnica

  • Título: Ler+ ler melhor - "Um Amor Feliz" comentado por Francisco Simões
  • Tipo: Extrato de Magazine Cultural
  • Produção: Filbox produções
  • Ano: 2014

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.