Pesquisar

Um dinossauro carnívoro em Portugal

A maxila foi descoberta a norte da Lourinhã e identificada como pertencente a um Torvossauro. Pensou-se que seria um dinossauro idêntico aos que viviam na América, mas posteriormente concluiu-se que se tratava de uma nova espécie.

A nova espécie de dinossauro carnívoro foi batizada de Torvossauro Gurneyi, em memória de James Gurney, autor da série de livros ilustrados “Dinotopia”, um mundo utópico onde humanos e dinossauros convivem lado a lado.

Este Torvossauro é um dos maiores predadores do seu tempo e os paleontólogos acreditam que se encontrava no topo da cadeira alimentar da Península Ibérica. As diferenças em relação ao “primo” americano mostram também, segundo os especialistas, que há 150 milhões já existia um oceano profundo a separar a Europa das Américas, levando a que animais com origens semelhantes seguissem caminhos evolutivos diferentes.

Nesta reportagem podemos ouvir as explicações do paleontólogo Octávio Mateus.

Ficha Técnica

  • Título: Novo dinossauro carnívoro descoberto na Lourinhã
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Filipa Simas
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.