Pesquisar

Um litoral ameaçado

Portugal tem uma costa extensa e frágil. Sempre que o inverno é mais vigoroso o impato é sentido no litoral onde as estruturas construídas pelo homem são muitas vezes atingidas resultando em prejuízos muito elevados.

Um quarto da costa portuguesa sofre uma erosão constante, mais de sessenta por cento está em risco e em algumas praias o areal recuou uma centena de metros nas últimas décadas. Estes são apenas alguns dados sobre este problema que atinge o litoral português.

Mas não é só a subida do nível médio do mar ou as tempestades que estão a destruir as praias. A intervenção humana também contribui para a situação. Para além de acelerar a fragilização de arribas e do cordão dunar, o homem também tem impedido a normal circulação das areias entre as montanhas e o mar.

Nesta reportagem por ouvir declarações de Jorge Moreira da Silva, ministro do Ambiente; Óscar Ferreira, da Universidade Algarve, Alveirinho Dias, da Associação Portuguesa Recursos Hídricos e Francisco Ferreira, da QUERCUS.

Ficha Técnica

  • Título: Erosão da costa nacional
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Luís Fonseca
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.