Pesquisar

Um planeta moribundo orbita um sol em fim de vida

O planeta é semelhante a Júpiter e descreve órbitas em redor de uma estrela que está a morrer. A situação está a ser seguida atentamente pelos astrónomos, porque se acredita que deverá acontecer o mesmo ao nosso sistema daqui a cinco mil milhões de anos.

A estrela, que se encontra a dois mil anos-luz da terra, é conhecida como HIP 13044 e foi descoberta por um telescópio instalado no Chile. Segundo os astrónomos o caso é ainda a mais interessante porque se trata de um planeta e de uma estrela que pertenciam a uma outra galáxia, antes de ser absorvida pela Via Láctea. É a primeira vez que se consegue estudar um planeta e um sol que têm origem numa galáxia externa à nossa.

A HIP 13044 encontra-se numa fase terminal da sua existência. Após consumir todo o hidrogénio do seu núcleo começou a crescer transformando-se numa gigante vermelha. Nesse processo deverá ter consumido os planetas que descreviam orbitas mais próximas de si. Após esse período de expansão, voltou a retrair-se e o único planeta que se consegue avistar é o último sobrevivente de um sistema solar que poderá ter sido muito semelhante ao nosso.

Ficha Técnica

  • Título: Planeta moribundo
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Fernanda Fernandes
  • Produção: RTP/ Terra Líquida Filmes
  • Ano: 2011

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.