Pesquisar

Uma voluntária portuguesa entre refugiados

O drama dos refugiados que procuravam a entrada num mundo melhor, levou a estudante portuguesa Joana Manarte a desenvolver um trabalho de voluntariado na Hungria. Numa entrevista à RTP deixa as impressões dessa experiência que a marcou.

Entre 2014 e 2016 milhares de refugiados de países africanos e do médio oriente utilizaram rotas de entrada na Europa que passavam por países do centro e leste europeu, nomeadamente, Hungria, Sérvia, República Checa, Áustria, entre outros.

Muitas vezes eram famílias inteiras que procuravam segurança, longe de de cenários de conflito, criando uma situação social muito instável que levou à intervenção de organizações governamentais e não-governamentais no sentido de diminuir o sofrimento destas pessoas.

Foi neste ambiente que Joana Manarte, então uma estudante, decidiu deslocar-se à Hungria, como voluntária, para os ajudar. Foi surpreendida pela tranquilidade e gentileza daqueles que estava a socorrer.

Ficha Técnica

  • Título: Voluntária portuguesa ajuda refugiados
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Manuel Boavista
  • Produção: RTP
  • Ano: 2015

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui