Pesquisar

União Europeia - Entre linhas partidárias: grupos políticos

Se convidar 751 pessoas para um partido, tem de encontrar a melhor forma de o organizar. Ou pode fazer como o Parlamento Europeu faz e ter oito partidos diferentes! Os 751 membros do Parlamento e os grupos a que pertencem representam pontos de vista de todo o espetro político da União Europeia. Esta curta animação explica como estes grupos políticos estão organizados e o que fazem os respetivos eurodeputados.

Direita, esquerda, centristas, verdes… Todos os pontos de vista políticos estão representados no Parlamento Europeu. Como? Através de grupos políticos. Os membros eleitos, ou eurodeputados, estão organizados por grupo político, não por nacionalidade.

Existem atualmente oito grupos políticos no Parlamento. Os dois maiores são o Partido Popular Europeu e os Socialistas e Democratas. Alguns grupos políticos representam um partido político europeu. Outros são coligações de diferentes partidos europeus, partidos nacionais e eurodeputados independentes. Cada grupo parlamentar tem de ter pelo menos 25 eurodeputados, provenientes de pelo menos 25% dos Estados-Membros da UE. Cada grupo político nomeia o seu próprio presidente, vice-presidente e secretariado.

Os eurodeputados sentam-se no hemiciclo por grupo político, da esquerda para a direita. Antes de cada votação em plenário, os grupos examinam os relatórios das comissões parlamentares, e podem propor alterações.

 

Ficha Técnica

  • Título: União Europeia - Entre linhas partidárias: grupos políticos
  • Tipo: Peça Multimédia
  • Autoria: Parlamento Europeu
  • Produção: © União Europeia
  • Texto: Parlamento Europeu

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui