Pesquisar
Festival de Cinema para os mais novos em Lisboa

Já em exibição no cinema São Jorge, em Lisboa, o Play é um festival pensado em exclusivo para os espectadores mais novos, a partir de um ano de idade até aos 13, com sessões de curtas e médias metragens programadas por sessões temáticas e etárias.

Os filmes para espectadores de um e dois anos são muito curtos, alguns são experiências visuais ou histórias simples sem diálogos, como “Uma família de patos à chuva”, de Danielle Heitmuller (EUA), e “Um rugido esganiçado”, de Maggie Rogers (Reino Unido).

Dos três aos cinco anos, as sessões já serão temáticas, dedicadas aos alimentos, aos seres estranhos, à amizade, à mudança ou aos animais, feitas sobretudo com filmes de animação, recorrendo a diferentes técnicas.

Há filmes de Portugal, dos Estados Unidos, da Suécia ou da China, em animação e também em imagem real, como “Doce Amor”, de Albert Jan van Rees, uma curta-metragem musical para crianças dos seis aos nove anos, em que todas as personagens adultas são interpretadas por crianças.

Até sexta-feira, dia sete de fevereiro, a semana está reservada às escolas, do pré-escolar ao segundo ciclo. O festival termina no domingo, dia nove.

A par do cinema no São Jorge, a organização terá algumas sessões na Cinemateca Júnior, onde está previsto também um ateliê sobre o som.

Depois de Lisboa, o festival deverá chegar a outros pontos do país, através de ações pontuais, que permitirá levar programação cultural a outras regiões.

A organização tinha recorrido ao sistema de financiamento “crowdfunding” para avançar com festival, tendo reunido três mil euros.

Consulte aqui a programação do festival.

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui