Contexto
Na fase final do Estado Novo sobe de tom a contestação liderada por grupos de esquerda e de extrema-esquerda. A guerra colonial vem agitar setores da sociedade normalmente mais conservadores, como os católicos e os militares. É ambiente de oposição generalizada que se cria o fermento para a revolução. Este é um dos dossiers dedicados ao tema da revolução de 25 de Abril de 1974. Nesta série pode consultar dossiers com os seguintes temas: “A vida no Estado Novo”; “Os antecedentes da revolução”; “O dia da revolução“; “Os novos protagonistas“; “Democratizar“; “Descolonizar“; “Desenvolver” e “O turbilhão revolucionário“.
As colónias e a Guerra Colonial
-
Sons de abril: a conferência da OUA vista pelo Estado Novo
A reunião dos líderes africanos de abril de 1973, em Oslo, é menosprezada no relato dos...
Sons de abril: a conferência da OUA vista pelo Estado Novo
A reunião dos líderes africanos de abril de 1973, em Oslo, é menosprezada no relato dos correspondentes portugueses, que obedecem às teses do regime, em vez de reportarem o que aconteceu e onde participaram os independentistas do MPLA e do PAIGC.
A contestação e a oposição ao regime
-
Fuga das prisões políticas do Estado Novo
Durante a ditadura militar e Estado Novo passaram pelas prisões portuguesas, por razões...
Fuga das prisões políticas do Estado Novo
PreviewDurante a ditadura militar e Estado Novo passaram pelas prisões portuguesas, por razões políticas, mais de 30 mil pessoas. Para muitos fugir era a única possibilidade de escapar ao regime. Histórias que Fernando Rosas recuperou neste História a História.
A cultura contra o regime
-
Livros e escritores censurados pelo Estado Novo
Durante a ditadura tudo o que se escrevia era vigiado pela polícia do regime. A censura à...
Livros e escritores censurados pelo Estado Novo
PreviewDurante a ditadura tudo o que se escrevia era vigiado pela polícia do regime. A censura à imprensa e aos jornalistas era diária, mas os livros e os escritores também não escapavam ao exame e à perseguição da PIDE. Foi assim até à Revolução de Abril.
- Temas: Cadernos de Abril
- Data: Abril 2016
- Ensino: 2º Ciclo, 3º Ciclo, Ensino Secundário

