Portugal a envelhecer

Em 2050, Portugal arrisca-se a ser o país mais velho da União Europeia. As estatísticas revelam que o envelhecimento da população portuguesa vai acelerar: poucos nascimentos e a falta de uma política de imigração mais vigorosa agravam o problema.

Além de ser um dos países mais antigos da Europa, Portugal pode vir a tornar-se um dos mais envelhecidos da União Europeia. Até ao final da primeira metade do século XXI, cerca de metade da população vai ter mais de 55 anos. Dados do Eurostat (Gabinete de Estatísticas da União Europeia) mostram que Portugal envelhece a um ritmo alarmante. Apesar da esperança de vida estar a aumentar, a população ativa será cada vez menor.

Os dados da natalidade revelam que desde os anos 60 do século XX o número de nascimentos tem vindo sempre a diminuir. Nesta reportagem, Telmo Francisco Vieira, que lidera o Observatório da Natalidade e do Envelhecimento em Portugal, defende incentivos para que os portugueses tenham mais filhos, bom como uma política de imigração mais vigorosa para que o país se torne demograficamente sustentável.

Quantos somos e quantos vamos ser?
Veja Também

Quantos somos e quantos vamos ser?

Temas

Ficha Técnica

  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Filipa Simas / Samuel Freire
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019