Pesquisar

Camões e Os Lusíadas

Sumário: O poema épico de Luís de Camões surge num momento único da História de Portugal que era preciso exaltar e imortalizar. A narrativa começa "por mares nunca dantes navegados" a descrever o grande feito de Vasco da Gama e dos portugueses que descobriram o caminho marítimo para a Índia. Em dez cantos subdivididos em estrofes de oito versos, o poeta assinala outros acontecimentos, desde a fundação do reino até à época em que viveu, o Renascimento. As professoras Susana Rodrigues e Eker Sommer fazem nesta aula a contextualização histórica e literária da célebre epopeia publicada em 1572.

Esta é a tua nova sala de aulas da RTP, onde os professores estão no écran do teu computador com as explicações que precisas para as disciplinas do ensino básico e do ensino secundário. As lições digitais vão ajudar-te a aprofundar aprendizagens e a consolidar conhecimentos, a esclarecer dúvidas e a relembrar matérias fundamentais nas revisões de preparação para testes e exames nacionais. Os conteúdos disponíveis nesta escola online têm vídeos, áudios, animações, muitas questões e exercícios com soluções imediatas. O estudo é simples, prático, gratuito e nunca excede os 30 minutos. A oportunidade é tua e o horário feito por ti.

“Telensino: Estudar com Autonomia” é um projeto Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a RTP Madeira, destinado aos alunos do ensino secundário. Durante cinco semanas foram facultadas aos alunos aulas em 22 disciplinas, oito delas com tradução simultânea para Língua Gestual Portuguesa. No Ensina podes encontrar as aulas relativas às disciplinas com exame em 2020. Os materiais de apoio estão disponíveis no site oficial do projeto.

Ficha Técnica

  • Título: Português - Camões e Os Lusíadas - 10.º ano- aula 1
  • Produção: Secretaria Regional de Educação da Madeira
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui