Pesquisar

Eça de Queirós e Os Maias

Entramos no enredo deste romance para seguir a história de um amor marcado pela tragédia e para conhecer Portugal do século XIX, país pequeno e atrasado. Fazer uma crítica de costumes é intenção anunciada pelo autor no subtítulo da obra publicada em 1888, "Episódios da Vida Romântica". Lisboa é o palco central desta sociedade decadente, apresentada em personagens várias ao longo de três gerações da família aristocrata. Nas primeiras páginas, Eça confronta modelos de educação para explicar a mentalidade conservadora que impedia os portugueses de avançar em direção ao futuro. É a visão do homem cosmopolita, que fizera parte da Geração de 70. Por aqui começa esta primeira aula da professora Dulce Leal sobre "Os Maias".

Esta é a tua nova sala de aulas da RTP, onde os professores estão no écran do teu computador com as explicações que precisas para as disciplinas do ensino básico e do ensino secundário. As lições digitais vão ajudar-te a aprofundar aprendizagens e a consolidar conhecimentos, a esclarecer dúvidas e a relembrar matérias fundamentais nas revisões de preparação para testes e exames nacionais. Os conteúdos disponíveis nesta escola online têm vídeos, áudios, animações, muitas questões e exercícios com soluções imediatas. O estudo é simples, prático, gratuito e nunca excede os 30 minutos. A oportunidade é tua e o horário feito por ti.

As aulas disponíveis foram gravadas em tempo real, nos estúdios da televisão de Lisboa (#EstudoEmCasa) e da Madeira (#EstudoComAutonomia), durante o período em que os estabelecimentos de ensino foram fechados para evitar a propagação do coronavírus.

Liga-te a esta escola do século XXI e aprende mais.

 

Ficha Técnica

  • Produção: RTP Madeira
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui