A Arte da Cura
O Milagre das Vacinas
Ensino:

A varíola é a primeira doença a ser combatida por uma vacina, ainda no século XVIII. Conhecemos os vírus, o ADN, e com a tecnologia travámos, durante o século XX, a poliomielite, a raiva, o sarampo entre muitas outras doenças. A mais recente vacina, para a Covid-19, foi alcançada em tempo recorde, durante a primeira pandemia do século XXI.

Edward Jenner fez a primeira vacinação da história: em 1798, a inoculação contra a varíola que, ainda assim, leva quase 200 anos até se tornar a única doença erradicada da face da Terra – em 1980, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O que parecia um milagre não foi imediatamente aceite em boa parte do mundo, pois foi visto como um desafio da ciência aos desígnios divinos.

Vacina, a palavra que vem de vaca
Veja Também

Vacina, a palavra que vem de vaca

As vacinas conferem imunidade para uma doença em particular e são o método mais eficaz para prevenir doenças infeciosas. Uma fórmula que é permanentemente aprimorada pela tecnologia, tendo por base a evolução científica, e que se tornou responsável pelo controlo de doenças como a poliomielite, o tétano, o sarampo ou a gripe, entre muitas outras.

Como é que as vacinas nos protegem?
Veja Também

Como é que as vacinas nos protegem?

Até hoje, investigadores e cientistas não desistiram de encontrar uma vacina para o HIV ou para o cancro. Mas o caminho ainda sem sucesso percorrido nessa busca revelou-se uma vantagem para, em tempo relâmpago, ser conseguida uma vacina para a Covid19 – a doença que provocou a primeira quarentena mundial.

As Febres do Século
Veja Também

As Febres do Século

Temas

Ficha Técnica

  • Título: A Arte da Cura - episódio 7
  • Tipologia: Extrato de Documentário
  • Autoria: Rita Saldanha
  • Produção: RTP
  • Ano: 2022