Pesquisar

A invasão da Polónia

A invasão da Polónia pelos exércitos alemães, no dia 1 de setembro de 1939, foi o acontecimento que desencadeou a II Guerra Mundial, um conflito que se iria prolongar por seis anos e no qual perderam a vida milhões de pessoas.

Quando os exércitos de Hitler entraram na Polónia, a Inglaterra e a França responderam de imediato com ultimatos, exigindo o recuo das tropas até às fronteiras pré-estabelecidas. Face à ausência de resposta, os aliados declararam guerra aos alemães dois dias depois.

O avanço alemão aconteceu recorrendo a material moderno como tanques e aviões que combateram, muitas vezes, forças mal preparadas para uma guerra tecnológica.

A 17 de setembro, forças russas também invadiram o país. Semanas antes, alemães e soviéticos tinham assinado uma tratado de não agressão que continha uma cláusula secretas segundo a qual os dois países dividiam a Polónia entre si.

Os combates cessaram a 6 de outubro. Posteriormente, milhares de polacos combateriam integrados nos exércitos aliados tanto no ocidente como no leste. Após o final da II Guerra Mundial, a Polónia ficou sob influência da União Soviética, integrada no que ficou conhecido como Bloco de Leste.

Ficha Técnica

  • Título: Evocação da invasão da Polónia pelo exército alemão
  • Tipo: Reportagem
  • Produção: RTP
  • Ano: 1989

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui