Pesquisar

À procura da cidade de Dipo, no Alentejo

Évora Monte pode esconder uma dos maiores povoados pré-romanos do Alentejo. Escavações no local confirmam a existência de edificações que remontam ao século III antes de Cristo, o que sugere que ali se encontra a cidade de Dipo.

Os romanos tentaram conquistar Dipo por mais de uma vez e este povoado da Idade do Ferro foi referido, por diversas fontes, como sendo um dos principais aglomerados populacionais do Alentejo.

As fontes clássicas indicam a localização desta urbe entre as cidades romanas de Évora e Mérida, o que contribui para reforçar a teoria de que as ruínas escavadas pertencem a essa povoação.

A suspeita de que Évora Monte é o local onde foi construída a cidade de Dipo é antiga e escavações realizadas nos últimos anos têm confirmado a existência de um povoado com alguma dimensão.

A localização da cidade perdeu-se no tempo pois os romanos, após a conquista, construiram uma nova cidade num outro local, atualmente conhecida como Évora.

Ficha Técnica

  • Título: Escavações arqueológicas em Évoramonte
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Teresa Marques
  • Produção: RTP
  • Ano: 2008

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.